quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Em uma terra desconhecida

Foto: Chetan Sachdev
Crescemos em um país, nos acostumamos a sua cultura, tradições, religiões, comidas, com as pessoas que fazem parte daquele lugar, mas se decidimos por alguma questão viajar e ir morar em outro país, sabemos que não seria fácil se adaptar ao modo de convivência daquela sociedade a qual começaríamos a fazer parte. Agora vamos imaginar, nós moramos aqui no Brasil, temos os nossos festivais, nossa gastronomia, nosso jeito de se vestir, nossa cultura e então precisemos ir morar em outro país o qual a cultura é oposta a nossa. Com certeza essa seria uma difícil tarefa.

E foi isso que aconteceu com o indiano, Chetan Sachdev, 26 anos, ele precisou vir morar no Brasil porque a empresa em que trabalha estava abrindo uma filial aqui. Cerca de nove anos, Chetan está vivendo aqui no Brasil, juntamente com a sua esposa que também é indiana.

Para o indiano, embora o Brasil seja um país muito bonito e bom de morar, ele passou por muitas dificuldades as chegar no país, “eu não entendia nada do que as pessoas diziam, eu não sabia nada sobre o português e a minha esposa ficava tímida de andar pelas ruas porque ela usava sari e aqui no Brasil as pessoas tem outras vestes. Uma grande dificuldade que senti e ainda sinto, é em relação a ausência da minha família, dentre esses nove anos que estou morando aqui eu ainda não retornei a India, sinto falta dos meus pais”, frisou ele.

Segunda Chetan, é bem mais fácil um indiano se acostumar a morar aqui no Brasil, do que um brasileiro morar na India. “Os namorados aqui andam de mãos dadas, na India isso não pode. Eu poderia enumerar muitas diferenças entre morar no Brasil e na India, mas seria muito. Mesmo depois de casados, como continuamos a morar na casa dos nossos pais, nós precisamos pedir a permissão deles para podermos sair com as nossas esposas para algum lugar, e aqui no Brasil eu moro sozinho com a minha esposa e posso ir para onde eu quiser com ela”, afirmou ele.

O indiano conta que o que mais sente falta é dos festivais que ocorre com bastante frequência no seu país, “todos os meses nós temos festivais, aqui tem o carnaval que é bonito também, mas lá nós temos festivais especialmente para os hindus e mulçumanos. Eu sou hindu e amo o festival  Holiy que tem no meu país. Enfim é maravilhoso estar no Brasil, um lugar encantador, onde moram pessoas receptivas e engraçadas’’, disse ele.

0 comentários: